Nesta quinta-feira (10), a Polícia Civil de Mato Grosso do Sul inaugurou a 30ª Sala Lilas do Estado em Ivinhema, município localizado a aproximadamente 297 quilômetros da Capital.
O local é dedicado exclusivamente para atender mulheres, adolescentes e crianças vítimas de violência doméstica ou sexual ou em situação de vulnerabilidade, projetado para proporcionar conforto e acolhimento, com móveis e decoração selecionados para criar um ambiente aconchegante e tranquilo para as vítimas.
Além disso, a sala é equipada com recursos tecnológicos e materiais que garantem privacidade e sigilo das informações compartilhadas.
Na solenidade, o delegado-geral da Polícia Civil, Roberto Gurgel de Oliveira Filho, celebrou a inauguração, e lembrou que a Sala Lilás é um projeto iniciado em Mato Grosso do Sul e que serviu de modelo para delegacias de outros estados brasileiros.
“Este é um dia especial para as Forças de Segurança e para a sociedade. Inaugurar uma sala como essa é muito significativo. A Sala Lilás é um projeto que iniciou em Mato Grosso do Sul e teve o modelo exportado a outros estados da federação. A Sala Lilás não é apenas um espaço físico, é um local de acolhimento. É o primeiro passo para que a vítima possa se sentir respeitada após uma violência que fere também sua autoestima. Sabemos o quão difícil é estar em um ambiente como o de uma delegacia, esse é um ambiente onde ela vai se sentir acolhida. Esse projeto também acolhe a criança e o adolescente vítima de violência, que foram fragilizadas, de forma a retomar a sua dignidade”, afirmou.
Gurgel acrescenta a importância do apoio do Governo do Estado e demais órgãos de segurança pública.
“Seria muito egoísta de nossa parte se estivéssemos inaugurando uma Sala da Polícia Civil. É muito importante e muito interessante o viés do nosso governador do Estado, a ação conjunta e transversal. Então, ficamos muito felizes quando vimos a participação da prefeitura, do Ministério Público, da Defensoria Pública e o Conselho de Segurança da cidade (…)”.
O delegado-geral da Polícia Civil anunciou ainda que neste ano serão inauguradas mais dez Salas Lilás em municípios que ainda não possuem o local para atendimento exclusivo.
“Até o final do governo Riedel todas as cidades terão Delegacia de Atendimento à Mulher ou uma Sala Lilás. Esse é o nosso compromisso junto ao governador do Estado e junto ao Secretário de Segurança para que esse ciclo de violência possa se encerrar”, finalizou
Também participaram da solenidade o secretário-executivo de segurança pública, coronel Wagner Ferreira da Silva; diretor do Departamento de Polícia do Interior, delegado Lupérsio Degerone; delegado regional de Nova Andradina, André Luiz Novelli Lopes; prefeito Juliano Ferro; e da delegada Gabriela Ribeiro de Souza e Violin, além diversas autoridades e da população local.
Sala Lilás
A primeira Sala Lilás da Polícia Civil de Mato Grosso do Sul foi inaugurada na Delegacia de Polícia de Sidrolândia no ano de 2019.
De lá pra cá receberam a nova estrutura, os municípios de Ribas do Rio Pardo, Rio Negro, Água Clara, Amambai, Caarapó, Bonito, Terenos, Maracaju, Nova Alvorada do Sul, Deodápolis, Glória de Dourados, Costa Rica, Angélica, Ladário, Camapuã, Eldorado, Iguatemi, Bandeirantes, Sonora, Chapadão do Sul, Miranda, Porto Murtinho, Anaurilândia, Anastácio, Paranhos, Selvíria, Brasilândia e São Gabriel do Oeste.
Casa da Mulher Brasileira
Mato Grosso do Sul também conta com a Casa da Mulher Brasileira, em funcionamento na Capital, e com 12 Delegacias de Atendimento à Mulher sendo uma em cada Delegacia Regional de Polícia Civil do Estado.
FONTE: CORREIO DO ESTADO