Estudantes que irão fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e vestibular de universidades públicas terão transporte público gratuito nos dias de prova.

A lei nº 7.075, que garante a gratuidade do transporte nos dias de vestibular e Enem, foi assinada e sancionada pela prefeita de Campo Grande, Adriane Lopes (Progressistas), na tarde desta segunda-feira (17).

O objetivo é garantir meio de locomoção para estudantes que não têm condições de se deslocarem até o exame.

A gratuidade se dará mediante a apresentação do comprovante de inscrição para o motorista do ônibus, de forma física ou digital e documento do estudante em formato legível, com nome completo do inscrito, local e data da prova.

“Nós estamos atendendo a uma reivindicação dos milhares de estudantes que irão realizar o Enem e os vestibulares. Essa é uma ação muito importante e pontual, que vai atender aos jovens que irão realizar as provas, e que muitas vezes não possuem condições de se deslocarem até o local do exame”, destacou a prefeita.

ENEM

Dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) apontam que 47.457 inscritos farão o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM 2023), nos dias 5 e 12 de novembro, em Mato Grosso do Sul. No Brasil, são mais de 3,9 milhões estudantes inscritos.

O Exame possui 180 questões de múltipla escolha e uma redação. O período de inscrições foi de 5 a 16 de junho de 2023 e a taxa cobrada foi de R$ 85,00, com pagamento até 21 de junho. O resultado será divulgado em 16 de janeiro de 2024.

A primeira prova é de Redação; Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Ciências Humanas e suas Tecnologias, com duração de 5 horas e meia.

A segunda prova é de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias. A duração é de 5 horas.

As matérias cobradas na prova são português, literatura, matemática, química, física, biologia, história, geografia, sociologia, filosofia, artes e inglês ou espanhol.

No Estado, a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) e Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) aceitam a nota do ENEM como porta de entrada.

Com a nota do ENEM, é possível cadastrar-se no Sistema de Seleção Unificado (Sisu), Programa Universidade para Todos (Prouni) e Financiamento Estudantil (Fies).

A oportunidade serve como porta de entrada para várias universidades públicas e particulares do Brasil e até de Portugal.

VESTIBULAR UFMS

Vestibular e Programa de Avaliação Seriada Seletiva (PASSE) da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) serão realizados em 3 e 10 de dezembro, respectivamente, das 8h às 13h.

O edital com mais informações [número de vagas, período de inscrição, valor da taxa de inscrição e data do resultado] será publicado nos próximos meses. Confira o conteúdo da prova aqui. No ano passado, vestibular e PASSE, somados, bateram o recorde de 40.539 inscritos.

A prova geralmente é aplicada na Capital e em municípios do interior.

VESTIBULAR UFGD

O vestibular da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) será realizado em 22 de outubro de 2023, das 13h às 18h30min, em Campo Grande, Dourados, Nova Andradina, Três Lagoas e Naviraí.

São 786 vagas em 36 cursos no município de Dourados, cidade localizada a 229,8 quilômetros de Campo Grande.

As inscrições devem ser feitas até 1º de setembro de 2023. A taxa de inscrição é de R$ 120 e deve ser paga até 4 de setembro.

 

FONTE: CORREIO DO ESTADO