Além de facilitar o escoamento de produtos aos portos brasileiros, a expectativa é de que a modernização da Malha Oeste reduza o número de acidentes em rodovias federais de Mato Grosso do Sul.

“Cotidianamente, a gente vê a seriedade dos acidentes na BR-262. Com a Malha Oeste, nós vamos retirar caminhões dessa rodovia, facilitando a locomoção e salvando vidas”, afirmou Jaime Verruck, titular da Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc), durante audiência pública promovida pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) nesta quarta-feira (26).

De janeiro de 2020 a 31 de março de 2023, foram registrados 959 acidentes envolvendo 1.237 veículos em trechos da BR-262 localizados em Mato Grosso do Sul. Os números equivalem a uma média de 24 acidentes por mês.

Ao todo, 2.482 pessoas estiveram envolvidas nestes acidentes, 277 ficaram gravemente feridas e 125 morreram. Mensalmente, ao menos três pessoas perdem a vida na BR-262.

Segundo Verruck, um dos principais problemas da rodovia é o alto fluxo de caminhões, que devem ser substituídos por vagões no transporte ferroviário.

 

FONTE: CORREIO DO ESTADO