O Ginásio Dom Bosco será palco neste final de semana para a abertura da Liga Feminina de Futsal (LFF) de 2023.

A competição que reúne as melhores equipe do futsal brasileiro, terá a disputa dos seis primeiros jogos da liga, neste sábado(8), que começam às 9h com o último jogo da primeira rodada iniciando às 16h30.

Além de sediar o inicio da competição, Mato Grosso do Sul também terá pela primeira vez uma equipe representando o Estado na LFF, a Serc/UCDB atual vice-campeã da Taça Brasil de Futsal Feminino, jogará no Ginásio Dom Bosco, no último jogo do dia (16h30), contra o Taboão Magnus.

A capitã e fixa da Serc/UCDB, Bruna Elisbão, declarou em entrevista para o Correio do Estado, sobre a importancia da participação da equipe na Liga Feminina, que conta com clubes de grande expressão e com calendário de jogos de pelo menos oito meses.

“É um sonho para nós atletas que vamos participar, e para familiares e amigos que sempre nos acompanham nos jogos, é uma grande vitória para nós, e uma experiência diferente, vamos jogar onze partidas na competição, tendo um calendário até setembro de jogos”, disse Bruna.

A Serc/UCDB vem para esta estreia, depois de ter disputado a Supercopa Feminina no mês de março, onde jogou três partidas na fase de grupos.

“Enfrentamos na Supercopa duas grandes equipes, Stein Cascavel e Leoas da Serra, os jogos foram muito importantes para o desenvolvimento e crescimento da equipe. Agora com a nossa participação na Liga Feminina, com certeza entramos de vez no cenário nacional do futsal”, disse a capitã da Serc/UCDB.

Além do time sul-mato-grossense, mais 11 equipes disputam a LFF 2023: Instituto Lince/Taboão Magnus (SP), Associação Desportiva de Futsal do Distrito Federal (ADEF/APCEF – DF), Instituto Stein/Stein Cascavel (PR), Female/Unochapeco (SC), Cianorte Futsal/Guibon Foods (PR), Barateiro Havan Futsal (SC), Telêmaco Borba (PR), Associação São José (SP), Leoas da Serra Futsal (SC), Unidep/Pato Branco (PR) e Londrina Futsal (PR).

Formato da Liga

Com apoio da Confederação Brasileira de Futsal (CBFS), a Liga Feminina de Futsal segue o sistema formato de pontos corridos.

A competição tem início no dia 8 de abril e o campeão será conhecido em 18 de novembro. A primeira fase é disputada em turno único (só ida), no sistema “todos contra todos”, totalizando 11 rodadas.

Os oito melhores classificam-se para a fase “mata-mata”: quartas de final e, posteriormente, semifinal e final, com partidas de ida e volta.

A partida que abre a primeira rodada da competição, será entre Stein Cascavel (PR) e Unidep/Pato Branco (PR), marcado para iniciar as 9h no Ginásio Dom Bosco.

Às 10h30, é a vez de entrar em quadra ADTB/Telêmaco Borba (PR) e ADEF/APCEF (DF), às 12h, Barateiro Havan (SC) enfrenta o Londrina Futsal (PR).

Guibon Foods/Cianorte (PR) e Female/Unochapeco (SC) se enfrentam no início da tarde, às 13h. Leoas da Serra (SC) encara o São José (SP) logo em seguida, às 15h.

O confronto mais aguardado deste sábado começa as 16h30, quando o time da casa, Serc/UCDB, enfrenta o Taboão Magnus (SP).

A entrada do público para assistir presencialmente às partidas no ginásio será gratuita, os torcedores podem levar um quilo de alimento não perecível para doação.

 

FONTE: CORREIO DO ESTADO