Entre as cidades mais populosas do Brasil, Campo Grande é um município onde as condições para o empreendedor ainda são mais complicadas do que favoráveis. O Índice de Cidades Empreendedoras (ICE) apresenta um ranking geral das cidades com as melhores condições para o empreendedorismo, e a Capital ocupa a 58ª posição entre as 101 cidades mais populosas do País.

O índice, que considera as cidades mais populosas, analisa um total de sete fatores: ambiente regulatório, infraestrutura, mercado, acesso a capital, inovação, capital humano e cultura empreendedora. É calculada uma pontuação e a média estipulada é 6. Campo Grande pontuou abaixo da média em quatro dos sete aspectos. A média geral foi 5,818.

O pior desempenho foi no quesito ambiente regulatório. A Capital ficou em 91º lugar, com nota 4,89. Esse âmbito envolve vários critérios, como tempo de processos, tributação e complexidade burocrática.

De acordo com Juliana Aranda, coordenadora do Conselho da Mulher Empresária e Executiva da Associação Comercial e Industrial de Campo Grande (ACICG), o processo de abrir uma empresa na Capital é rápido, porém, conseguir licenças e alvarás acaba sendo demorado.

 

FONTE: CORREIO DO ESTADO