Mato Grosso do Sul receberá 332 doses da vacina MVA-BN Jynneos Mpox, contra o vírus da Monkeypox, na próxima terça-feira (14).
De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde (SES), os imunizantes serão distribuídos apenas aos municípios que registraram maior número de casos da doença, como Campo Grande, Dourados e Três Lagoas.
As primeiras vacinas não serão aplicadas em toda a população e sim em grupos específicos. Veja quais:
- Portadores de HIV/Aids: homens cisgêneros, travestis e mulheres transexuais, com idade igual ou superior a 18 anos e com contagem de linfócitos TCD4 inferior a 200 células nos últimos seis meses
-
- Profissionais de laboratório que trabalham diretamente com Orthopoxvírus e que possuam de 18 a 49 anos de idade.
O imunizante é destinado a adultos com idade igual ou superior a 18 anos. Possui prazo de validade de até 60 meses e deve ser conservada entre -60°C e -40°C.
A vacina será ministrada em duas doses, com intervalo de 28 dias entre uma e outra. Quem produziu o imunizante foi a Fábrica Bavarian Nordic.
De acordo com a coordenadora de Vigilância Epidemiológica da SES, Ana Paula Goldfinger, das 332 doses, 166 serão armazenadas para aplicação da segunda dose (D2).
“De acordo com o andamento da vacinação e verificação de necessidade de reposição dessas doses, nós reportaremos essa necessidade ao Ministério da Saúde que fará o ajuste no quantitativo a ser enviado aos estados, se necessário”, afirmou.
Questionada pelo Correio do Estado a respeito de quando a vacinação começará em Campo Grande, a Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) respondeu que não é possível dizer uma data, pois é preciso esperar as vacinas serem distribuídas pelo Estado e elaborar uma estratégia de vacinação.
“A partir do momento em que a dose foi entregue ao município, ela será encaminhada a um ponto de vacinação pré-definido que irá aplicar a dose na população de risco”, afirmou a Sesau, em nota.
Já a SES, em entrevista exclusiva ao Correio do Estado, afirmou que municípios vão precisar fazer a busca ativa, ou seja, identificar pessoas do grupo prioritário e fazer a solicitação do imunizante à SES.
Varíola dos macacos
A Monkeypox – varíola dos macacos – é uma doença causada pelo Monkeypox virus, do gênero Orthopoxvirus e família Poxviridae, encontrada com maior frequência na África Central e Ocidental.
Sintomas
Os sintomas principais são cutâneos (da pele). Confira:
- Lesões na pele
- Machas vermelhas
- Inchaço das gânglios
- Erupções no rosto, órgãos genitais e outras partes do corpo
- Febre
- Dor de cabeça
- Calafrio
- Exaustão
* Período de incubação é tipicamente de 6 a 16 dias, mas pode chegar a 21 dias
Transmissão
A transmissão é semelhante a da Covid-19. Veja:
- Contato com pessoas ou animais infectados
- Secreções respiratórias
- Apertos de mão
- Contato com objetos contaminados
- Fluídos corporais
- Secreções de lesões de pele
* Quando as lesões desaparecem, a pessoa deixa de infectar outras pessoas
Tratamento
- Analgésicos
- Isolamento social
- Repouso
- Hidratação oral
* A doença tem cura pois o próprio sistema imunológico elimina o vírus
FONTE: CORREIO DO ESTADO