A judoca campo-grandense Ana Clara Demarco, conquistou o ouro na categoria (-63kg) no Meeting Nacional Sub-18 e Sub-21 de Judô, disputado no Ginásio Guanandizão, em Campo Grande neste fim de semana. Invicta no evento, Ana Clara Demarco venceu três lutas até conquistar a medalha no último sábado (4).
Os confrontos foram finalizados pormeio de “Ippon”, pontuação máxima dada ao atleta em virtude do ‘golpe perfeito’, onde o judoca projeta o adversário com as costas no solo.
Ao Correio do Estado, a jovem destacou a importância de lutar diante do apoio e olhar de amigos e familiares.
“A torcida, lutar em casa é sensacional, toda a energia do evento”, destacou Demarco. Única campo-grandense e sul-mato-grossense da chave, a judoca da Associação Desportiva Moura competiu com atletas do Rio de Janeiro, Paraná, Distrito Federal, até o confronto com Isabelle Christina Lima Belmiro, competidora da Associação Marcos Mercadante de Judô. Ana Caroline Mares da Costa, do Paraná, fechou o pódio.
“Eu estava bem otimista com o resultado, pela forma que venho treinando. Conhecia algumas meninas da categoria, mas não todas”, frisou a judoca, na modalidade há dez anos.
Ao todo, cerca de 400 judocas se reuniram em Campo Grande para o Meeting Nacional Sub-18 e Sub-21 de Judô. O evento foi a primeira competição de base neste ano da modalidade. Diante de familiares e amigos, 28 judocas sul-mato-grossenses disputaram o evento.
A competição promoveu o encontro de atletas de 94 clubes brasileiros.
Família
Além de Ana Clara, a família Demarco conta com os também judocas José Marco e Milena Demarco, está 5ª colocada na categoria (-57kg), sub-21.
Evento
O primeiro dia do Meeting Nacional Sub-18 e Sub-21 abriu o calendário 2023 das equipes de transição do judô brasileiro. Neste sábado (04), cerca de 190 atletas participaram das disputas da classe Sub-18.
Com dois ouros, uma prata e um bronze conquistados, o A.R.C.D São Bernardo, de São Paulo, foi o grande campeão geral do dia.
Os lugares mais altos do pódio vieram com Bruno Nóbrega (-60kg) e com Itamar Júnior (-66kg), que disputou a final do peso leve contra o companheiro de clube Samuel Fernandes. No feminino, o terceiro lugar de Marcela Ciolfi (44kg) fechou o dia vitorioso.
“A sensação [de ser campeão] é maravilhosa e indescritível, porque eu fui sétimo na Seletiva Nacional e ninguém acreditava em mim. Essa medalha representa tudo o que eu passei. Quarta-feira torci o pé e cheguei a acreditar que nem conseguiria lutar. Meus adversários foram extremamente fortes, mas consegui me sair muito bem no chão e consegui ganhar as lutas. Desde a Seletiva até aqui não teve um adversário fraco, são os melhores do Brasil e é maravilhoso estar entre eles”, comemorou Itamar Júnior, que deixou o tatame muito emocionado após a conquista da medalha de ouro.
Neste domingo, o evento segue com as disputas do Sub-21. Serão mais 188 atletas em busca pontos para o ranking nacional da classe, que é um dos principais critérios de classificação para competições fora do país.
Com assessoria
Fonte: Correio do Estado