Tudo nesta época do ano colabora para o maior fluxo econômico, 13º na conta, lojas do centro abertas até mais tarde, e esse período pode ser vantajoso tanto para quem vende, quanto para quem busca um emprego.
Dados do último boletim econômico apontam que, em Campo Grande, o comércio foi responsável pela geração 2.925 novos postos de trabalho nos últimos 12 meses, conforme dados do Data Sebrae com informações da Receita Federal do Brasil.
Na Capital, como apontou o Correio do Estado, os comerciantes da região central esperam, nesta semana, uma elevação no volume de compras.
Importante destacar que o comércio local segue estendido, até o dia 23, com funcionamento até as 22h.
Escritor e palestrante, Max Gehringer atua como consultor de carreira e, diante de tantas vagas temporárias abertas nesta época do ano, cita comportamentos que podem distanciar quem procura emprego de conseguir o cargo desejado.
Ele destaca cinco perfis – através do portal Linkedin Notícias – que, diante de uma entrevista, podem encontrar dificuldade de garantir a vaga. Confira:
- 1 – Irritado | Não importa a situação, sempre reage com exagerada impaciência.
- 2 – Pessimista | coloca um empecilho em tudo e acredita que nada vai funcionar.
- 3 – Coitado | vive se lamentando porque acha que o universo conspira contra ele.
- 4 – Perfeccionista | Se preocupa com detalhes por vezes insignificantes e que só geram aborrecimento e perda de tempo.
- 5 – Gênio | acha que sabe mais que qualquer um e não admite que alguém se atreva a questioná-lo.
Conforme o especialista, achar que a empresa e pessoas devem se adequar ao que o profissional é ou pensa, e não o contrário, é o que mais prejudica quem está à procura de emprego.
“Um candidato assim pode ser tecnicamente competente, mas seu jeito pode vir a causar mal-estar no ambiente de trabalho. Por isso, ele pode ser preterido em processos seletivos”, afirma Max Gehringer.
Dicas para empresas
Certos passos podem ser seguidos para garantir que as vendas realmente aconteçam, sendo necessário um planejamento estratégico, conforme o CEO da TRIWI Agência especializada em negócios B2B, Ricardo Martins.
Claro que as contratações temporárias aparecem, nesta época, com o objetivo claro de aproveitar o maior fluxo econômico das festas de fim de ano.
Como destaca o profissional, as vendas natalinas “aquecem” muito antes do dia 25, diferente da Black Friday -, o que estimula as contratações temporárias e maior volume de vendas.
1 – Separar produtos ou serviços ofertados
Conforme o CEO, as promoções e vontade de vender não podem prejudicar as marcas, sendo preciso tratar bem qualquer consumidor.
“Digamos que você vai oferecer 10% off em alguns produtos do seu site, o ideal seria que você separe esses produtos numa categoria específica de ofertas, a vantagem de você separar esses produtos por categoria é que você consegue direcionar o consumidor para aba em específico e é importante considerar que o produto ofertado na promoção tenha um bom volume de estoque, com variação de cor, tamanho e modelo”, diz Ricardo Martins.
2 – Otimização de descrições e títulos
Como foco nas vendas virtuais, etiquetar com as especificações “presentes de Natal 2022” ou “Ideias para presente de Natal”, ajuda na estratrégia para aumentar o posicionamento orgânico nas buscas do Google.
3 – Mobile em foco
Dados do RankMyApp apontam que o primeiro semestre de 2022 registrou 15,7 milhões de instalações, um aumento de 2,6% em relação ao mesmo período do ano passado, quando o total foi de 15,3 milhões.
Esse alto número de downloads justifica aquilo que, conforme o CEO, “não é segredo para ninguém”, que a maior quantidade de vendas tem vindo do chamado E-Commerce.
“”É muito alto o número de pessoas que deixam de fazer uma compra, exatamente por que a plataforma de e-commerce não oferece uma boa experiência. Ao acessar a loja por um celular, o consumidor não pode sentir necessidade de procurar um computador para melhorar a navegação. Qualquer atrito se transforma em possibilidade de desistência da compra”, frisa ele.
4 – Redes sociais
Todas as ferramentas visuais, que estão disponíveis para destacar e valorizar os produtos ou serviços, devem ser aproveitadas.
Dinamização de conteúdos, através de vídeos curtos (reels; shorts, etc); músicas que estejam em alta, podem ser listados entre as estratégias para se destacar nas vendas.
5 – Investimento em mídia paga
Martins descreve esse ponto como “sensível”, já que requer um certo conhecimento técnico. Por isso, ele sugere também que uma agência ou assessor sejam contratados nessa situação.
“Acontece que os anúncios são a forma mais rápida e mais efetiva de chamar a atenção das pessoas nas redes sociais e com a mídia paga, você consegue usar estratégias diferenciadas, como remarketing”. finaliza o CEO.
FONTE: CORREIO DO ESTADO