Como não podia deixar de ser, o painel do Marvel Studios no Palco Thunder by Cinemark Club na CCXP22 contou com muita alegria e energia do público, que conseguiu assistir às novidades trazidas por Kevin Feige para os fãs brasileiros. Mas, pelo que as novas prévias de Homem-Formiga e a Vespa: Quantumania e Guardiões da Galáxia vol. 3 deram a entender, 2023 não vai ser nem um pouco alegre para os heróis do MCU. Os conteúdos lançados nesta quinta-feira (1º) no São Paulo Expo pintam um futuro para lá de trágico para Scott Lang (Paul Rudd), Peter Quill (Chris Pratt) e suas respectivas famílias.

Ao contrário da aura despretensiosa e cômica dos filmes anteriores, as cenas reveladas de Homem-Formiga e a Vespa: Quantumania parecem preparar os heróis titulares para uma jornada de sacrifícios. As prévias do terceiro longa da franquia parecem colocar um alvo nas costas de, pelo menos, três de seus principais personagens: Scott, Hank Pym (Michael Douglas) e Janet Van Dyne (Michelle Pfeiffer). Os três, aliás, já morreram nos gibis e, considerando suas jornadas no MCU até agora, não é difícil de ver um deles deixando a série cinematográfica de forma trágica – e brutal – ao fim desta trilogia.

Por outro lado, essa prévia também deixou claro que nenhuma morte de Quantumania é necessariamente permanente. Quando Scott avisa Kang (Jonathan Majors) que é um Vingador, o vilão, inabalado, pergunta se já o matou alguma vez, para total confusão do atual Homem-Formiga. A pergunta d’O Conquistador deixa no ar a possibilidade de que qualquer que seja o personagem a partir desta para uma melhor no novo filme, não fica descartada a possibilidade de ele retornar ao MCU através de uma de suas variantes.

O próximo ano também não será nada bom para os membros dos Guardiões da Galáxia. O novo trailer do volume 3 tem um clima muito mais soturno que o dos primeiros dois filmes, focando muito mais em momentos de melancolia de seus protagonistas do que no humor escrachado típico das produções de James Gunn. Só nessa prévia, Drax (Dave Bautista) aparece sendo carregado com um buraco em seu peito, Rocket (Bradley Cooper) é visto ferido e ofegante em uma maca dizendo que quer viajar uma última vez com seu grupo, o Senhor das Estrelas aparece desacordado nos braços da Nebulosa (Karen Gillan) e Mantis (Pom Klementieff) parece gritar de luto e horror. Essa sequência de cenas preocupantes dão a certeza de que nenhum dos Guardiões está a salvo.

Diferentemente de Quantumania, Guardiões da Galáxia vol. 3 tem sido divulgado como o fim da história do grupo liderado por Quill. Por isso, mesmo que Gunn subverta toda e qualquer expectativa mórbida criada pelo trailer e mantenha toda a equipe atual viva, o longa manterá seu clima de despedida e até mesmo um final feliz se tornará agridoce para quem se apaixonou por estes personagens em 2014.

A Saga do Multiverso não tem, até agora, fugido de questões mais sérias como o luto, sentimento que foi central em Pantera Negra: Wakanda Para Sempre, WandaVision, Doutor Estranho no Multiverso da Loucura, Homem-Aranha: Sem Volta Para Casa e até a cômica Gavião Arqueiro. O começo da Fase 5, no entanto, promete elevar os níveis de tragédia e trazer perdas que podem moldar o futuro do MCU.

Fonte: Omelete