Para aumentar a confiabilidade da população nas urnas eletrônicas e garantir ainda mais a lisura do processo eleitoral, a partir do pleito deste ano, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) irá disponibilizar o Boletim de Urna também pela internet.

Tradicionalmente este documento é afixado na porta de cada seção eleitoral após o encerramento das eleições e pode ser conferido por qualquer pessoa interessada, sendo que uma cópia era disponibilizada na rede apenas três dias após as eleições.

Para conferir o resultado sem sair de casa, o eleitor deve baixar o aplicativo Boletim na Mão, desenvolvido pela própria Justiça Eleitoral e disponível gratuitamente para o sistema operacional IOS e Android.

No aplicativo será possível consultar a quantidade de votos registrados na urna de cada seção eleitoral conforme os candidatos e partidos. O documento é impresso em cinco vias, sendo que uma é obrigatoriamente afixada na porta de cada local de votação, o que permanece mesmo com o aplicativo.

A outra novidade deste ano é a contribuição do Tribunal de Contas da União (TCU), que também agirá no sentido de conferir os resultados disponibilizados pelo Tribunais Regionais Eleitorais (TRE) e também pelo TSE.

O TCU selecionará 4.161 urnas que estarão operando no dia da votação para que as vias impressas do Boletim sejam comparadas a informação do documento físico seja comparado com o resultado mostrado por meio do aplicativo.

Dessa forma, o Tribunal de Contas se torna outro canal para que as informações divulgadas pelo TSE tenham garantia de confiabilidade.

Aplicativos do TSE 

Além do Boletim na Mão, o órgão eleitoral também disponibiliza mais três aplicativos pelos quais os eleitores podem contribuir e acompanhar todo o processo eleitoral. Todos estão disponíveis para IoS e Android.

e-Título

Por meio do e-Título é possível consultar o endereço do local de votação e informações sobre a situação eleitoral. Além disso, o aplicativo ainda permite emitir certidões de quitação eleitoral e crimes eleitorais.

Quem estiver fora do domicílio eleitoral no dia da votação poderá utilizar o e-Título para justificar a ausência.

Resultados

Este mecanismo permite que qualquer pessoa interessada acompanhe a contagem de votos em todo Brasil apenas informando o nome do candidato. Também é possível conferir quem foi eleito e quem foi para o segundo turno.

Pardal

Por meio do Pardal é possível realizar denúncias de propagandas eleitorais irregulares em tempo real. Basta baixar a ferramenta e fazer fotos e vídeos do delito e enviá-los para a Justiça Eleitoral.

Podem ser denunciadas a prática de propaganda irregular e a participação de algum servidor público em um ato de campanha durante o horário de expediente.

 

FONTE: CORREIO DO ESTADO