Segundo cronograma estabelecido pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Campo Grande está entre as selecionadas para receber o chamado “5G puro”, a partir de amanhã (19).

Vale ressaltar que, conforme a própria Agência, o período para que todas as capitais sejam cobertas, com a “nova geração” de tráfego de dados, é até o dia 27 de novembro. Essa data é obrigatória e fixada em edital.

Com isso, até 28 de novembro, as empresas Claro, Tim e Vivo deverão ter atividado ao menos 11 estações de 5G na Capital.

 

Sinal que atrapalha

Importante frisar que, Faixa de 3,5 GHz das antenas convencionais é a mesma usada pela última geração da tecnologia. Diante disso, as três operadores de telefonia citadas acima criaram a Siga Antenado.

Essa iniciativa trata-se de uma Entidade Administradora da Faixa (EAF), que serve de preparação para que o 5G possa ser implantado.

“porque a frequência com o 5G puro, que é ele com toda sua pontencialidade, para que possa estar operando é preciso a limpeza e liberação dessa faixa. Esse é o nosso trabalho”, comentou Leandro Guerra, CEO da Siga Antenado, durante lançamento de evento na última semana de agosto.

Essa mesma faixa – da frequência de 3,5 GHz (três e meio giga-hertz), será limpa antes mesmo do final do ano.

Importante destacar que, como a instalação do 5G deve atrapalhar as parabólicas, a população do Estado, inscrita no CadÚnico tem direito à kits novos para não serem prejudicados nos sinais de suas televisões.

“Do 5G mais 90 dias é o prazo que elas tem para entrar em contato e realizar a instalação gratuita. Sempre falo que é importante que as pessoas se antecipem a isso, que na medida que o 5g for sendo ativado, perto da sua residência – quem recebe pela parabólica – pode vir a perceber algum tipo de interferência”, aponta Guerra.

Parâmetros

Das já citadas 11 estações iniciais, que cada operadora ficará encarregada de instalar em Campo Grande, vale ressaltar que esse é um número que crescerá conforme a tecnologia avançar pela Capital.

Sem esquecer das demais regiões, o 5G não será uma tecnologia centralizada e, até 2029, será gradualmente ativado no interior do país, segundo informações da Agência Brasil.

Chamado de standalone ou SA, o 5G puro oferece uma velocidade que é 10 vezes maior que a do 4G, além apresentar menor tempo de latência (atraso) na resposta a comandos dos usuários.

(Colaborou Naiara Camargo).