Em Mato Grosso do Sul, a Justiça Eleitoral dará início, neste sábado (17), à preparação das urnas eletrônicas que serão utilizadas nas eleições gerais de 2022.
Nesta etapa, o procedimento envolve carga e lacração das urnas, que consiste em alimentar os equipamentos com as informações sobre eleitores e candidatos.
A partir deste sábado, já são preparadas as urnas de Campo Grande. Já as que estão alocadas no interior serão preparadas a partir do dia 20 de setembro.
Conforme divulgado pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MS), o Estado conta com a preparação de 8.088 urnas eletrônicas, das quais 1.176 (14%) são de contingência.
Estas são destinadas à utilização em caso de eventual necessidade de substituição em alguma zona eleitoral.
A previsão é que os trabalhos terminem nos dia 22, em Campo Grande, e 26, no interior.
Segundo o TRE, cerca de 300 técnicos de urnas estão responsáveis por testar os equipamentos e inserir informações.
Nesse momento, são inseridos dados dos candidatos a deputado federal, deputado estadual, senador, governador e presidente, além de informações dos eleitores de cada seção eleitoral.
O procedimento é aberto ao público e acompanhado por Juízes Eleitorais, Promotores de Justiça, integrantes da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), além de representantes de partidos, coligações, federações e candidatos.
Saiba
Mato Grosso do Sul tem 1,9 milhão de eleitores aptos a votar em 2022, é o que mostra levantamento divulgado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Os dados ainda mostram que, dentre o total de 1,996,510 milhão de eleitoras e eleitores, 78% possuem biometria registrado, o equivalente a 1,557,333 milhão de eleitores.
Por outro lado, 22% da população de Mato Grosso do Sul ainda não possui biometria, porcentagem equivalente a 439,177 mil eleitores.
FONTE: CORREIO DO ESTADO