Como principal forma de prevenção à turberculose, a vacina bacilo Calmette–Guérin(BCG), estará disponível nas unidades de saúde na próxima semana, para aplicação do imunizante a recém nascidos com até quatro meses de idade.

A partir desta segunda-feira(12), no período da manhã, haverá oito pontos de vacinação distribuídos nas sete regiões da cidade para a aplicação do imunizante durante a semana. Com exceção da quinta-feira, todos os dias terão duas unidades de saúde vacinando das 7h30 às 11h.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde(SESAU), segunda-feira a vacina será aplicada na USF Caiçara e na Clínica Escola da UFMS, na terça-feira é possível encontra-la na USF Aero Rancho e Clínica da Família Iracy Coelho.

Na quarta-feira, a aplicação acontece na UBS 26 de Agosto e USF Cidade Morena, na quinta-feira, a dose é realizada na USF Nova Bahia e, na sexta-feira, a vacinação é feita na USF Coronel Antonino e, novamente, na Clínica Escola.

A elaboração deste calendário, de acordo com a Sesau, visa evitar o desperdício, uma vez que o frasco possui várias doses e possui uma curta durabilidade. A aplicação será de três doses, para crianças de dois, quatro e seis meses de idade, com intervalo de 60 dias entre as doses.

A vacina, em dose única, também é oferecida, gratuitamente, nas Unidades Básicas de Saúde.

Tuberculose

A transmissão é feita através de gotículas de saliva na garganta, ou seja, durante a fala ou tosse, assim, mesmo sem apresentar sintomas, pessoas contaminadas podem disseminar o agente contaminante.

O recém nascido tomando a dose da vacina BCG pode evitar complicações pulmonares da tuberculose e a infecção provocada pela bactéria nos ossos, rins e meninges.

Os sintomas da tuberculose ativa do pulmão são tosse prolongada e, às vezes, com expectoração e sangue, falta de ar, dores no peito, fraqueza, perda de peso, febre e suores, principalmente ao final do dia.

 

FONTE: CORREIO DO ESTADO