A solenidade do Desfile de 7 de Setembro, em comemoração ao Dia da Independência no Brasil, volta a ser realizada na Capital, após dois anos sem acontecer em razão da pandemia.

O Governo do Estado está à frente da organização e, segundo informações repassadas ao Correio do Estado, o desfile começará às 9h do dia 7.

O palanque será montado na esquina entre a Avenida Afonso Pena e a rua 13 de Maio.

Segundo o Governo do Estado, participarão no palanque autoridades das Forças Armadas, do Governo do Estado, da Prefeitura e dos poderes públicos.

Desfilarão, também, escolas estaduais e municipais, forças de segurança, entre elas a Polícia Rodoviária Federal (PRF), Polícia Militar Ambiental (PMA), Bombeiros, Departamento Penitenciário Nacional (Depen), Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen).

Também participarão integrantes de projetos sociais como Bombeiros do Amanhã, Florestinha, Cidade dos Meninos, entre outros.

O Comando Militar do Oeste integrará o desfile Cívico-Militar com cerca de 2000 militares do Exército Brasileiro e 30 viaturas.

A organização do evento e as forças de segurança estão montando esquema para ocorrência do Grito dos Excluídos.

O evento costuma reunir mais de 40 mil pessoas por ano e, além do show, contava com exposições e serviços como corte de cabelos e emissão de documentos para a população.

Mais informações ainda serão divulgadas.

Relembre

Em 2020, o tradicional desfile cívico-militar de 7 de setembro não foi realizado devido à pandemia do coronavírus, mas a Polícia Militar de Mato Grosso do Sul fez uma adaptação para não deixar a data passar em branco, em Campo Grande.

Para evitar aglomeração de pessoas e a consequente disseminação da Covid-19, o evento não foi divulgado ao público.

Em viaturas de quatro rodas, motocicletas e cavalos, policiais militares saíram dos altos da Avenida Afonso Pensa e seguiram até a Praça do Rádio Clube, no desfile adaptado.

Em comemoração ao Dia da Independência do Brasil, a homenagem foi acompanhada de sons de sirene e dos galopes da cavalaria.

Em meio a pandemia, policiais cumpriram medidas de biossegurança, com uso de máscaras de proteção facial e distanciamento.

Em 2019, última vez que o evento foi realizado em sua forma integral, o desfile cívico-militar comemorava os 197 anos da Independência do Brasil.

Compareceram militares do Exército, Aeronáutica e Marinha em Campo Grande.

Também participaram as polícias Militar e Civil, Corpo de Bombeiros, Polícia Rodoviária Federal, alunos de escolas e instituições.

Bicentenário

Segundo o Exército Brasileiro (EB), a Independência do Brasil foi concebida com muita luta.

Apesar de o 7 de Setembro de 1822 ser considerado um momento simbólico, diferentes batalhas ocorreram em solo pátrio, até o ano de 1823.

“A coesão, a liderança, os valores e a ética dos militares do Exército Brasileiro (EB) colaboraram para as vitórias nas batalhas pela Independência e continuam contribuindo para que o EB se mantenha em condições de enfrentar os desafios da atualidade”, relata o Exército sobre o bicentenário.

 

FONTE: CORREIO DO ESTADO