A Receita Federal paga, nesta quarta-feira (31), o quarto lote de restituição do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) 2022 a 62.419 contribuintes em Mato Grosso do Sul, totalizando o valor de R$ 79.845.411,35.
Consulta ao lote foi liberada no dia 24 de agosto.
O lote contempla contribuintes que entregaram a declaração até o dia 30 de maio, e ainda restituições residuais de exercícios anteriores.
Parte do valor será pago a quem têm prioridade legal, como pessoas com idade a partir de 60 anos; contribuintes com algum tipo de deficiência física ou mental ou doença grave; e contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério.
Em todo o Brasil, 4.462.564 contribuintes receberão R$ 6 bilhões.
A restituição será paga diretamente na conta bancária informada na Declaração de Imposto de Renda, de forma direta ou por indicação de chave Pix.
Caso o contribuinte tenha entregado a declaração até 30 de maio e não receba a restituição, deve verificar se entrou na malha fina.
Consulta
Para saber se teve a declaração liberada, o contribuinte deverá acessar o site da Receita Federal.
No endereço eletrônico, basta o contribuinte clicar no campo “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, “Consultar Restituição”.
Na consulta também é possível ver se há inconsistências de dados identificadas pelo processamento.
Nessa hipótese, o contribuinte pode avaliar as inconsistências e fazer a autorregularização, mediante entrega de declaração retificadora.
A Receita disponibiliza ainda o aplicativo Meu Imposto de Renda para tablets e smartphones que facilita a consulta às declarações do IR e à situação cadastral no CPF.
Com ele é possível consultar diretamente nas bases da Receita Federal informações sobre liberação das restituições e a situação cadastral.
Caso a restituição tenha sido liberada, mas o valor não seja creditado, o contribuinte poderá contatar pessoalmente qualquer agência do Banco do Brasil ou ligar para a Central de Atendimento por meio do telefone 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos) para agendar o crédito em conta corrente ou poupança, em seu nome, em qualquer banco.
O contribuinte também poderá fazer o agendamento no site do BB.
A restituição ficará disponível no banco durante um ano. Se o contribuinte não fizer o resgate nesse prazo, deverá fazer requerimento por meio do Portal e-CAC, no serviço Meu Imposto de Renda, na opção Solicitar Restituição não Resgatada na Rede Bancária.
FONTE: CORREIO DO ESTADO