Decreto que amplia o número de beneficiados da tarifa social da água foi assinado nesta terça-feira(16) pela prefeita de Campo Grande, Adriane Lopes (Patriotas). O benefício dará cerca de 40% de desconto na conta de água de famílias que consomem até 20m³.

Para se encaixar nos critérios estabelecidos em decreto, o cidadão precisa estar cadastrado no Cadúnico do governo federal e não consumir mais do que 20m³ de água por mês. Como exemplo de redução do valor da conta apresentado, quem gasta 20 mil litros paga com a tarifa social R$ 65,41 que, na tarifa normal, seria R$ 146,84.

O benefício também alcança famílias com até dois salários mínimos que tenha algum membro que esteja passando por problemas de saúde como câncer ou seja renal crônico.

Segundo informações das Águas Guariroba, atualmente existem 15,385 mil pessoas cadastradas na Tarifa Social.

Em discurso, a Prefeita destacou o aumento do número de famílias. “Passamos  de 3% para 6% das pessoas ativas na rede de água e esgoto que poderiam se inscrever na tarifa social e agora mais pessoas terão acesso ao benefício. A ampliação foi possível após estudo do Executivo com o Legislativo e que junto com a Águas viabilizamos o acordo para atender mais pessoas na tarifa social”, afirmou Adriane Lopes.

Tarifa Social 

Confira os critérios para fazer parte do benefício da Tarifa Social:

  • Comprovar renda não superior a meio salário mínimo vigente per capita
  • Comprovar ser proprietário de um único imóvel exclusivo à sua moradia e de sua família ou possuir contrato de locação em nome do usuário cadastrado junto à concessionária.
  • Ser consumidor monofásico de energia elétrica, cujo consumo não poderá ultrapassar 220Kwh/mês;
  • Não consumir mais que 20m³/mês de água;
  • Não poderão ser cadastrados os usuários que se encontrarem na condição de inadimplência junto à Águas Guariroba S.A;
  • Comparecer anualmente à Águas Guariroba S.A. para renovar o cadastro, devendo, na oportunidade, representar a documentação;

O acordo de ampliação foi realizado no evento que integra o calendário festivo de aniversário dos 123 anos da Capital.

 

FONTE: CORREIO DO ESTADO