Em Mato Grosso do Sul, previsão do tempo da semana indica que, nos primeiros dias, o tempo será predominantemente quente e seco. Porém, mais para o fim da semana, as temperaturas devem cair com chegada de chuva.
Segundo levantamento da meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Andrea Ramos, os sul-mato-grossenses viverão uma semana diferenciada, com dias muito quentes e secos e, posteriormente, dias frios e úmidos.
“O que acontece é que nos primeiros dias da semana, terá uma massa de ar seco e quente pairando sobre todo o Estado. Mas, a partir de quarta ou quinta, vai se aproximar uma massa de ar frio e nebulosidade”, explica.
O padrão meteorológico estará praticamente o mesmo em todo o Estado, diz a meteorologista.
O que pode ser um pouco diferente é a chegada de temperaturas amenas primeiramente no Extremo Sul do Estado, algo que vai estendendo-se, nos outros dias, para a região Central e Norte.
Capital
Segundo dados do Inmet, em Campo Grande, de segunda-feira (15) a quarta-feira (17), a temperatura estará, em média, com máxima 32 ºC e mínima de 20 ºC.
Por outro lado, a partir de quinta-feira (18), a previsão registra uma queda, sendo esperado a máxima de 25 ºC e a mínima de 10 ºC para a Capital.
Segundo a meteorologista Andrea Ramos, o Estado todo deve seguir padrões parecidos com relação ao tempo.
Sobre a umidade relativa do ar, o tempo seco acompanhará os dias quentes, sendo aguardada umidade máxima de 60% e mínima de 25%.
Posteriormente, com a chegada da massa de ar frio e chuvas, a umidade de alcançar uma máxima de 90% e mínima de 40%.
Conforme os apontamentos de Andrea, as primeiras chuvas serão fracas e passageiras, existindo chances de tempestades ocorrerem mais para o final da semana que vem.
Tempo seco
Segundo dados do monitoramento meteorológico do Inmet, de sábado (13) para domingo (14), 4 cidades do Estado estiveram entre as mais secas do país.
São elas: Três Lagoas, em 2º lugar na lista; Cassilandia, na 4ª posição; Costa Rica, em 5º lugar; e Paranaíba, como a 19º mais seca.
Levando em consideração o tempo extremamente seco, sendo registrada, neste domingo (14), mínima de 25% na umidade relativa do ar, o Inmet publicou alerta de perigo.
O alerta de baixa umidade do ar é voltado, principalmente, para o Norte do Estado, sendo destinado a localidades como Pantanal, Coxim, Sonora e Rio Verde.
FONTE: CORREIO DO ESTADO