Dados do boletim epidemiológico da Secretaria de Estado de Saúde (SES) apontam que 4.090 novas pessoas testaram positivo para Covid-19 Em Mato Grosso do Sul.
A doença vitimou 28 pessoas entre os dias 7 a 14 de junho. A média móvel de casos é de 584,3 e a de mortes de 4,0.
Conforme noticiado pelo Correio do Estado no final do mês de maio, o aumento de casos sinaliza a quarta onda de Covid-19 em Mato Grosso do Sul.
Ao Correio do Estado, a secretária extraordinária de Enfrentamento à Covid-19, Rosana Leite de Melo, afirmou que a quarta onda de contágio do coronavírus é acompanhada de perto pelo Ministério da Saúde.
“O País já está na quarta onda, e, aparentemente, os casos de Covid-19 estão sendo menos graves. O crescimento da doença já entrou na pauta extraordinária [do Ministério da Saúde] no dia 22 de maio. Além do coronavírus, nossa preocupação se estende às demais doenças respiratórias que estão acometendo as crianças”.
Com os novos testes positivos, o Estado soma 542,248 casos confirmados desde o início da pandemia.
Os municípios que mais registraram casos confirmados de Covid-19 são Campo Grande (1.260), Três lagoas (247), Dourados (259), Ponta Porã (242), Coxim (148), entre outros.
INTERNAÇÕES E MORTES
Mato Grosso do Sul contabiliza 28 óbitos nos últimos sete dias. Com isso, totaliza 10.576 óbitos desde o início da pandemia.
Os óbitos são de Campo Grande, Ponta Porã, São Gabriel do Oeste, Nova Andradina, Três lagoas, Eldorado, Coxim.
Existem 36 pessoas hospitalizadas com Covid-19. Dentre os internados, 26 estão em leitos clínicos (14 público; 9 privado) e 13 em leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) (10 público; 3 privado).
A ocupação global de leitos de UTI do Sistema Único de Saúde (SUS) na macrorregião de Campo Grande está em 62%, Dourados 57%, Três Lagoas 40% e Corumbá 65%.
Sintomas da Covid-19
É possível que o cidadão esteja infectado com o vírus da Covid-19 caso apresente os seguintes sintomas:
- Febre
- Tosse seca
- Perda do olfato
- Perda do paladar
- Falta de ar
- Dificuldade para respirar
- Dor ou pressão do peito
Transmissão
O meio de transmissão da Covid-19 se dá por inalação ou contato com gotículas de saliva, secreções respiratórias ou superfícies contaminadas. Portanto, a transmissão pode ocorrer por meio de:
- Tosse
- Espirro
- Catarro
- Apertos de mão
- Contato pessoal próximo
- Contato com objetos contaminados
Prevenção
Existem inúmeras formas de se prevenir o contágio e proliferação da Covid-19. Confira:
- Vacinação contra Covid-19
- Uso de máscara
- Uso de álcool gel
- Lavagem das mãos com água e sabão
- Evitar tocar nos olhos, nariz e boca
- Não compartilhar objetos pessoais
- Ventilar ambientes
- Evitar aglomerações e espaços fechados
FONTE: CORREIO DO ESTADO