Programa do Governo do Estado vai recompensar 42 produtores rurais por promoverem conservação e restauração ambiental em suas respectivas áreas.

As assinaturas dos contratos foram realizadas nesta segunda-feira (06), em alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente, 5 de junho.

A destinação de recompensa como forma de incentivo é uma ação do Subprograma de Pagamento por Serviços Ambientais (PSA).

O programa visa beneficiar aqueles que promoverem a conservação de qualquer forma de vegetação natural.

As primeiras propriedades recompensadas pelos serviços ambientais prestados estão localizadas no entorno dos rios da Prata e Formoso, em Jardim e Bonito, e concorrerão a um prêmio de mais de R$ 940 mil.

Os 42 proprietários rurais precisaram passar com por edital, em que foram escolhidos dentre 54 inscritos, após receberem visitas dos técnicos do governo.

Segundo o secretário de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro), Jaime Verruck, esses produtores são os que vão além do que é previsto em lei.

“Ele tem aplicativo, tem reserva legal, então, pela lei ele está regular, mas ele toma uma decisão de ir além, de preservar ainda mais, então o Estado remunera ele. E esse é o mercado que era de carbono futuro. Futuramente, esses produtores que têm o PSA vão gerar carbono para fazer a venda. Então, o objetivo é exatamente isso”, disse.

Conforme a divulgação, as 42 propriedades habilitadas serão, agora, convocadas para assinar os Contratos de Apoio em que concordam com a realização voluntária das ações de conservação consideradas necessárias.

Desse modo, após a assinatura de concordância com execução dessas ações suplementares, os produtores rurais estarão aptos a receber a primeira parcela em reconhecimento aos serviços ambientais que já vêm prestando.

Para o governador Reinaldo Azambuja, a iniciativa é um exemplo da importância de unir esforços entre o setor privado, produtivo e os governos municipal e estadual.

“Agora nós estamos pagando os proprietários por serviços ambientais para que eles permaneçam com aqueles alagados, permanentemente, sem nenhuma agressão, protegendo principalmente aquelas águas cristalinas ali da região de Bonito, de Jardim, da Serra da Bodoquena”, pontuou o governador.

Dia Mundial do Meio Ambiente

O Dia Mundial do Meio Ambiente é comemorado no dia 05 de junho. A data foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 1972, durante a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano, em Estocolmo.

A data escolhida coincidiu com o dia de realização dessa conferência, tendo como objetivo chamar a atenção de todas as esferas da população para os problemas ambientais.

Além disso, ressaltou-se a importância da preservação dos recursos naturais, que até então eram considerados, por muitos, inesgotáveis.

Fonte: Correio do Estado