Três pessoas da mesma família foram presas ontem (16) por caça e porte ilegal de arma. O Pai (63) e os dois filhos (44) e (39) anos, foram autuados pela Polícia Militar Ambiental (PMA-MS) em uma estrada vicinal no município de Jateí, a 263 quilômetros de Campo Grande.
A apreensão é parte da Operação Semana Santa, realizada pela PMA e Polícia Rodoviaria Federal desde quinta-feira (14) e perdura durante o feriado de Páscoa.
Segundo nota da PMA, foram encontradas uma espingarda calibre 32 e duas espingardas calibre 28, além de 14 cartuchos para as armas.
Ao todo foram apreendidos cinco cartuchos de calibre 32, três de calibre 28 – intactados-, e outros seis deflagrados.
Os oficiais identificaram 21 espoletas, dois recipientes com chumbos e 11 recipientes com pólvora. Todos encontrados em uma Toyota Hillux.
A prisão ocorreu após familiares negarem posse de objetos ilegais.
Segundo a PMA, a fiscalização na região é para coibir a prática destes crimes. De acordo com a polícia”eles confessaram a prática da caça na região, mas ainda não teriam abatido nenhum animal”.
Os familiares foram autuados em flagrante por porte ilegal de arma, munições e encaminhados à delegacia de Polícia Civil de Jateí.
Ambos pagaram fiança de R$ 7,2 mil em multas individuais de R$2,4 mil e foram liberados. Sem documentação, armas e munições foram retidas.
Em caso de condenação a pena para os crimes deste porte é de dois a quatro anos.
FONTE: CORREIO DO ESTADO