Moradores do Parque Residencial Maria Aparecida Pedrossian comemoram, nesse final de semana, a instalação do semáforo e sinalização de trânsito no cruzamento da avenida Ministro João Arinos, com a rua Manoel de Oliveira Gomes. Em 13 anos já morreram 10 pessoas em acidentes, nesse trecho movimentado, de entrada e saída do Parque Residencial Maria Aparecida Pedrossian.
No ano passado, dois moradores da comunidade morreram nesse cruzamento, no fim de novembro. Segundo a associação de Moradores da região (AMAPE) a morte do morador Jary Ramos de Souza, de 83 anos, e do Alceu Sanfelice Spolador, de 29 anos, foram o estopim para os moradores se mobilizarem nas redes sociais, e emitirem diversos ofícios as autoridades pedindo a instalação do semáforo.
A comunidade se uniu pela causa, e fizeram no fim do ano passado uma paralisação na BR-262, para chamar a atenção do DNIT, AGETRAN, e a Comissão Parlamentar de Segurança e Trânsito da Câmara Municipal de Campo Grande MS, sobre as mortes causada pela falta de sinalização.
A travessia desse trecho, também era perigosa para os estudantes, que se arriscavam atravessando a rua para chegar ao Jardim Noroeste, do outro lado da rodovia. Nessa região ficam as escolas Dolor Ferreira de Andrade e Celina Martins Jallad.
Meses após a paralisação da BR, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) autorizou a implantação dos semáforos, em reunião com o presidente da AMAPE, Professor Jânio Batista de Macedo, que apresentou a análise do projeto, elaborado por técnicos da Agetran.
Presidente da associação dos moradores, Jânio Batista de Macedo, comemorou a conquista de mais segurança para a comunidade. “Era um caos sair da comunidade para pegar outra pista e seguir para o centro nos horários de picos! Lá ocorreram muitos acidentes e finalmente a região comemora a segurança garantida que vai evitar mais mortes”. Enfatiza Jânio.
Além desse trecho da BR-262, a prefeitura por meio da Agência Municipal de Transporte e Trânsito (Agetran), instalou mais cinco conjuntos de semáforos nesse final de semana, nas seguintes localidades: Domingo Jorge Velho com a Bom Pastor e com a Rita Vieira, Marinha com a Península e Evelina Silingardi com a Lúcia dos Santos.
A Capital possui cerca de 580 semáforos instalados e em funcionamento.
FONTE: CORREIO DO ESTADO