Modalidade semelhante ao futebol americano, o Flag Football está ganhando cada vez mais adeptos no Mato Grosso do Sul. Por conta desse crescimento no Estado, Campo Grande sedia nos dias 9 e 10 de abril a etapa regional da Copa do Brasil de Flag Football 5×5 feminino.
A etapa sediada na Capital, intitulada como “Morena Bowl”, classificará as equipes em disputa para a fase nacional da competição, realizada pela Confederação Brasileira de Futebol Americano (CBFA). O evento nacional acontece em São Paulo em agosto.
Os jogos acontecerão no Centro de Convivência do Idoso “Vovó Ziza”, a partir das 8h00, com entrada gratuita. O local também é utilizado para treinos da principal equipe de Campo Grande, e atual campeã do Centro-Oeste, o Cobrarés Flag Football.
A equipe Cobrarés está organizando o campeonato, e segundo a presidente do clube, Lidiane Alves, essa é uma grande oportunidade de fomentar o esporte na região.
“Ao receber os jogos aqui, recebemos apoio do comércio local, e o evento dá visibilidade para nossa modalidade. Podemos mostrar para as crianças que o esporte vai além, e que elas são nossas sucessoras”.
O “Morena Bowl” recebe apoio da Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul (Fundesporte). Para o diretor-presidente do órgão estadual, Silvio Lobo Filho, o Flag football vem ganhando cada vez mais espaço no estado.
“É um prazer para nós sediarmos um evento como esse, que recebe times de toda a região Centro-Oeste. Com certeza, é mais uma oportunidade de promover a modalidade”, destaca.
Quatro equipes estarão disputando três vagas para a etapa nacional: Cobrares Flag Football (MS) , Dourados Redladies (MS), Brasília Selvagens (DF) e Goiânia Rednecks (GO).
Saiba mais sobre o Flag Football
O Flag Football é uma modalidade esportiva derivada do Futebol Americano. O objetivo do jogo é avançar a bola pelo território adversário e alcançar a zona final para marcar pontos, da mesma forma dos touchdowns do futebol americano.
Para roubar a bola oval não é necessário derrubar e nem atingir o adversário, para parar uma jogada, basta retirar uma das fitas que os atletas usam presas na cintura. Por esse motivo no Flag não é necessário usar o equipamento de proteção que os atletas de Futebol Americano usam, como capacetes e ombreiras.
A modalidade tem maneiras diferentes de se jogar, dependendo da quantidade de jogadores em cada equipes. Os formatos mais praticados são o Flag football 5×5 e o Flag football 8×8.
A forma 5×5 é jogado por 2 equipes com 5 atletas e o campo utilizado é bem menor que um campo de Futebol Americano oficial. O time que estiver atacando inicia seu avanço em sua linha de 5 jardas e tem 4 tentativas para alcançar o meio do campo.
Se tiver sucesso, ganhará mais 4 tentativas para marcar o touchdown.
A equipe de estiver defendendo esse avanço, deve evitar que os atacantes recebam a bola ou corra com ela em mãos. Para impedir basta que o defensor retire uma das flags do atacante que estiver com a bola. Quando isso acontece, a jogada é finalizada.
A bola será posicionada pelo árbitro no local onde houve a retirada da flag (fita) e a equipe de ataque passará para a sua próxima tentativa.
Mato Grosso do Sul é destaque nacional no Flag
Há pelo menos sete anos Mato Grosso do Sul é destaque na modalidade na categoria feminina, sendo que nesse período de visibilidade é comum as atletas do Estado estarem entre as convocadas para a seleção nacional do esporte. Além disso, as equipes regionais marcam presença no Top 3 das melhores equipes do Brasil.
Por equipes, Campo Grande já conquistou três títulos nacionais no esporte;
- Campo Grande Cobras em 2016
- Jacarés do Pantanal em 2017
- Cobrarés Flag Football 2019 (junção do Cobras e Jacarés).
Neste ano, a seleção feminina de flag football está disputando o mundial da modalidade. A equipe se classificou para as semifinais da competição com duas jogadoras de Campo Grande convocadas: Taísa Alencar e Carolina Morais.
Fonte: Correio do Estado