A 24ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza começou nessa segunda-feira (4) em todo o país, e Mato Grosso do Sul receberá 1 milhão de doses do imunizante, enviadas pelo Ministério da Saúde.
No estado, a campanha será dividida em duas fases, a primeira entre os dias 4 de abril e 2 de maio, tendo como público-alvo idosos com mais de 60 anos e trabalhadores da saúde; a segunda será entre 3 de maio e 3 de junho, e a prioridade são crianças com idade entre seis meses e menores de 5 anos, gestantes e puérperas, indígenas e professores da rede pública e privada.
Na primeira fase são esperados 370 mil idosos para se vacinar, e cerca de 70 mil profissionais de saúde, totalizando 440 mil pessoas. Já na segunda fase, o público infantil estimado é de 190 mil crianças. Não foram revelados dados quantitativos de grávidas, puérperas, indígenas e professores.
No cenário nacional, o Ministério da Saúde prevê um público-alvo de 77,9 milhões de pessoas, adquiridas mais de 80 milhões de doses do imunizante, produzido pelo Instituto Butantan anualmente.
A Vacina
A vacina aplicada será a Influenza trivalente, produzida pelo Instituto Butantan, e tem a formulação atualizada anualmente.
O imunizante é utilizado contra gripe pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e a vacina desse ano será eficaz contra as cepas H1N1, H3N2 e gripe tipo B. A fórmula muda todo ano para que a dose seja efetiva na proteção contra as cepas que mais circularam no ano anterior, afirma o Ministério da Saúde.
A vacinação contra sarampo também estará sendo aplicada no público infantil e profissionais de saúde, que poderão tomar as doses dos dois imunizantes (gripe e sarampo) sem necessidade de intervalo.
Vacinação infantil
Pais e responsáveis devem ficar atentos às doses da vacinação infantil. Para crianças de seis meses a menores de cinco anos, que já receberam ao menos uma dose da vacina Influenza em anos anteriores, deverão tomar apenas uma dose neste ano.
As crianças que nunca receberam uma dose da vacina Influenza deverão agendar a segunda dose do imunizante para 30 dias após a primeira. No caso do sarampo, a vacina pode ser aplicada independentemente da situação vacinal.
Grupos Prioritários
1ª etapa – de 4 de abril a 30 de abril
- Idosos com 60 anos ou mais (Influenza);
- Trabalhadores da saúde (Influenza e sarampo).
2ª etapa – de 2 de maio a 3 de junho
- Crianças de seis meses a menores de cinco anos de idade (Influenza e sarampo);
- Gestantes;
- Puérperas;
- Indígenas;
- Professores;
- Pessoas com comorbidades;
- Pessoas com deficiência permanente;
- Forças de segurança e salvamento;
- Forças Armadas;
- Caminhoneiros;
- Trabalhadores de Transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso;
- Trabalhadores portuários;
- Funcionários do sistema penal;
- População penal e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas.
Fonte: Correio do Estado