O estudante do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul, José Evaristo Diel Freitas, de 18 anos, está sendo acusado de racismo depois de ameaçar alunos negros com falas de teor nazista.

De acordo com o boletim de ocorrência registrado em 28 de fevereiro na Delegacia de Pronto Atendimento Comunitário (Depac – Cepol), José Evaristo teria dito que “o IFMS é um lugar propício para um massacre. Eu tenho uma lista de quem eu mataria.

Ele ainda teria listado o nome de três colegas, todos negros, dizendo que o primeiro ele mataria os dois primeiros e torturaria o terceiro porque todos são negros.

A mãe de um dos alunos, que registrou o B.O. , ainda disse que os colegas já ouviram José dar outros tipos de declarações preconceituosas e que ele se autodeclara como nazista.

Além de conviverem no Instituto, eles costumam jogar on-line com sessões de bate-papo.Durante uma dessas interações, José teria dito “Tu não é ariano, te coloco pra assar”.

O movimento neo-nazista acredita que pessoas brancas, ou arianas, sejam superiores a qualquer outras pessoas, como as negras.

A delegada responsável pelo caso, Fernanda Félix, informou que o caso está sob investigação para a instauração do termo circunstanciado de ocorrência e intimação de todos os envolvidos que serão ouvidos.

O crime está enquadrado como injúria racial e ameaça.

O Correio do Estado entrou em contato com o IFMS e não obteve retorno sobre o posicionamento da instituição.

Fonte: Correio do Estado