Mato Grosso do Sul deve iniciar a vacinação contra a H3N2, variante da Influenza, já em março, quando o Ministério da Saúde encaminhar os primeiros lotes.

A informação foi repassada, nesta quarta-feira (16), pelo secretário estadual de Saúde, Geraldo Resende, durante transmissão ao vivo, no Facebook.

“Deveremos receber novos lotes de vacinas da gripe já com a seleção de vírus que circulam em todo o mundo, inclusive essa nova variante a Darwin [H3N2]. A gente vai receber a partir do mês de março, vamos aplicá-las em toda a população de MS”, ressaltou o secretário.

Conforme o boletim epidemiológico desta quarta-feira, Mato Grosso do Sul contabiliza 82 mortes pela doença, além de 434 pessoas já terem se contaminado.

No início de janeiro, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, informou que as vacinas para a nova cepa da influenza, denominada H3N2, chegaria em março.

CAMPANHA DE VACINAÇÃO  

Mato Grosso do Sul prorrogou a Campanha de Vacinação contra a Influenza 2021, para até a segunda quinzena de 2022, em razão do aumento dos casos de gripe no Estado.

A cobertura vacinal chegou em 78,9%.

O público previsto para se vacinar contra a gripe era de 1.081.975. Mato Grosso do Sul recebeu do Ministério da Saúde cerca de 90 mil doses a mais do número do público.

Com isso, atualmente, 1.144.651 doses foram aplicadas em pessoas a partir de 6 meses de idade.

 

 

FONTE: CORREIO DO ESTADO