Agricultores familiares de Ponta Porã começaram a receber os primeiros títulos de propriedade neste sábado (05). O mutirão de serviços iniciado no dia 31 de janeiro vai se estender até dia 19 deste mês para atender as 2.818 famílias dos assentamentos Nova Itamarati I e II.
As famílias esperam mais de 20 anos pela entrega das escrituras definitivas, documentos de posse que agora certificam propriedade pelo lote que habitam.
Para Edinalva, que esperava a titulação há 15 anos, o documento recebido é um sonho realizado. “Estar com esse documento na mão é um sonho e agora quero criar minhas filhas e meu netos lá nesse assentamento”, disse a produtora de soja e milho.
Outra produtora, Sueli Morales Rocha viu o sonho de seus pais, já falecidos, finalmente realizado. “Estamos dando continuidade ao sonho deles, que era ter o título definitivo. Com esse título, temos oportunidade de ter acesso a crédito e com esse documento podemos dizer que essa terra é nossa”, comemorou.
Agora as famílias são consideradas produtores rurais de pequeno porte e têm acesso a modalidades de crédito disponíveis para a classe agrícola. Conforme a ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, “é uma nova vida que ele passa a ter, independente. Tendo o seu título, ele vai poder investir no seu lote porque agora ele é proprietário”, exalta.
Além da ministra, ainda participaram da cerimônia de entrega, o governador de Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja, o presidente do Incra, Geraldo Melo Filho, e o prefeito de Ponta Porã, Hélio Peluffo Filho.
Fonte: Correio do Estado