Uma coleta de sangue, que leva de oito à doze minutos, pode salvar até quatro vidas, de acordo com a assessoria de comunicação do Hemocentro Coordenador de Mato Grosso do Sul (Hemosul). Uma bolsa de sangue possui, em média, 450ml.
“Se salva até três vidas porque a gente produz plasma, hemácias e plaquetas da bolsa de sangue. O quarto hemocomponente que é o crioprecipitado é muito pouco usado hoje”, explicou a assessoria de imprensa ao Correio do Estado.
“Então pode salvar até quatro vidas contando o crioprecipitado, mas o mais comum é salvar até três. Mas não está errado falar até três ou até quatro”, complementou.
Para doar sangue, a pessoa precisa apresentar documento oficial com foto e responder um formulário com dezenas de perguntas a respeito de seu quadro de saúde.
Após preenchimento do papel, o paciente passa por triagem médica. E, após doar sangue, a pessoa fica em observação e recebe lanche da equipe.
Não é necessário estar de jejum para doar sangue, mas é importante evitar alimentos gordurosos três horas antes da doação.
Quem pode doar sangue
- Pessoas entre 16 e 69 anos
- Pessoas com 55kg ou mais
- Homens podem doar até 4 vezes por ano; já mulheres, até 3 vezes por ano
Quem não pode doar sangue
- Paciente infectado com Covid-19 ou gripe
- Vacinados recentemente contra Covid-19 ou gripe. Quem tomou a Pfizer, AstraZeneca ou Janssen deve aguardar o intervalo de sete dias para doar sangue. Quem tomou Coronavac ou a vacina da gripe deve aguardar apenas dois dias. Esses prazos valem para cada dose
- Grávidas
- Puérperas
- Pessoas portadoras de doenças sexualmente transmissíveis (DSTs)
- Pessoas portadoras do vírus da Aids
- Pessoas portadoras de hepatite B e C
- Pessoas que possuem determinadas doenças, como autoimunes, diabetes, hipertireoidismo, hanseníase, tuberculose, câncer, etc
- Pessoas que fazem uso de determinado medicamento ( consultar médico)
- Pessoas que usam drogas ilícitas
Locais para doação
O Hemosul funciona de segunda a sexta-feira das 7h às 17h. A instituição abre tem tempo integral em dois sábados de cada mês.
A unidade está localizada na avenida Fernando Corrêa da Costa nº 1304, em Campo Grande.
Também é possível doar sangue no Banco de Sangue da Santa Casa, localizado na rua Rui Barbosa, 3.633, Centro. Seu horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h.
FONTE: CORREIO DO ESTADO