A previsão do tempo para este sábado (15) e domingo (16) é de muito calor em Mato Grosso do Sul, de acordo com o meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Olívio Bahia.
Uma massa de ar quente e relativamente seca está estacionada no Estado. Temperaturas devem superar os 40ºC e a onda de calor deve provocar “sensação de desconforto”, segundo o meteorologista.
O sol aparece entre nuvens. Não há previsão de chuva para grande parte do Estado. “Se chover é algo muito pontual e rápido, sem volumes significativos”, apontou Bahia.
A umidade do ar deve permanecer entre 30% e 95%. A umidade do ar indicada é de 60% ou mais, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS).
Segundo o meteorologista Natálio Abrahão, a tendência é que ocorra temperaturas acima dos 42ºC entre os dias 15 e 17 de janeiro, especialmente nos municípios de Sidrolândia, Maracaju, Dourados, Ivinhema, Jardim, Bonito, Guia Lopes, Ponta Porã e Amambaí.
Abrahão ressaltou que a massa de ar quente associada com o baixo volume de chuvas irá impactar a produtividade agrícola em Mato Grosso do Sul.
O governo do estado de Mato Grosso do Sul decretou situação de emergência em todos os 79 municípios em razão da seca prolongada.
Segundo orientações do Ministério da Saúde, durante calor e tempo seco o cidadão deve:
- Beber dois litros de água por dia
- Evitar atividades físicas das 9h às 17h
- Umidificar o ambiente com toalha molhada ou balde de água
- Evitar exposição solar
- Hidratar a pele
- Evitar ambientes fechados
- Evitar uso de fogo
- Usar roupas claras
- Manter ventilação dentro de casa
Verão
O verão é umas das quatro estações do ano e compreende os meses de dezembro, janeiro, fevereiro e março.
O verão começou em 21 de dezembro de 2021 e vai até 20 de março de 2022.
Se no hemisfério sul é verão, no norte é inverno. O mesmo acontece nas estações de outono e primavera.
Suas principais características são chuvas recorrentes, tempo úmido, calor e dias mais longos e noites mais curtas.
De acordo com prognóstico de verão divulgado pelo meteorologista Natálio Abrahão, o volume de chuvas pode ficar 20% abaixo da média esperada neste verão 2021/2022.
Recomendações em casos de tempo adverso, segundo o Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima (CEMTEC)
- Em caso de chuva: não enfrentar pontos de alagamento ou enxurradas; procurar rotas alternativas no trânsito e dirigir devagar;
- Em caso de raio: evitar locais abertos; não ficar debaixo de árvores; não ficar próximo a cercas de metal; ficar calçado e desligar eletroeletrônicos da tomada;
- Em caso de granizo: deve-se tomar cuidado no deslocamento após chuva de granizo, pois o chão fica escorregadio.
Fonte: Correio do Estado