Os aprovados no Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2020, já podem fazer a solicitação para a emissão do certificado de conclusão do ensino fundamental ou médio.

O documento é emitido pelas secretarias estaduais de educação e pelos institutos federais que têm acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Segundo o Ministério da Educação (MEC), os diplomas são entregues para quem obteve pelo menos 100 pontos em cada área de conhecimento e conseguiu nota igual ou acima de cinco na redação.

A partir da página 105 do edital do Exame é possível verificar quais os órgãos estão capacitados para receber o pedido

Cada Estado tem um procedimento para este recurso. Por isso, é preciso verificar como é o andamento na sua localidade.

Primeiro é necessário saber qual unidade você selecionou no momento da inscrição e depois consultar o local de certificação.

É importante ter em mãos RG, CPF (cópia e original) e o número de inscrição no Encceja, assim fica mais fácil da entidade localizar a pontuação do estudante e dar seguimento na declaração.

Valor do documento

O certificado do Encceja tem a mesma validade que o documento emitido pelas escolas regulares, assim como Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Desta forma, é possível ingressar no Ensino Superior pelos vestibulares ou pelo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Neste último caso, é viável usar as notas para: entrar em universidades públicas pelo Sistema de Seleção Unificada (SiSU); tentar bolsas de estudos do Programa Universidade Para Todos (ProUni); financiar mensalidades pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies); e/ou comprovar a escolaridade exigida em concursos públicos e processos seletivos simplificados.

Fonte: Correio do Estado