Pela primeira vez em mais de 1 ano e meio, o Hospital Regional de Mato Grosso do Sul não registrou nenhuma nova internação por Covid-19 durante uma semana.
Conforme boletim do hospital, que é referência para o tratamento da covid, na última semana, do dia 11 a 17 de dezembro, não houve internação na unidade.
No entanto, há ainda quatro pacientes de pós-covid que estão internados no local, sendo três na enfermaria e um na Unidade de Terapia Intensiva (UTI).
O diretor presidente do Hospital Regioal, Dr. Lívio Viana de Oliveira Leite, afirma que os dados são motivo de comemoração.
“Podemos comemorar esse resultado, fruto de uma luta incansável de todos os trabalhadores da saúde, que não mediram esforços em salvar vidas, durante toda a pandemia”, disse.
Ele atribui a queda no número de internações ao avanço da vacinação.
“Claro que ainda está longe de ter um fim, a vacina para as crianças é uma realidade, e em breve a SES [Secretaria Estadual de Saúde] e sua equipe iniciará a imunização da criançada, não tenho dúvida que será mais uma vitória de todos”, acrescentou.
A orientação é, que mesmo com as internações em queda, população mantenha protocolos preventivos de biossegurança, como uso de máscara, distanciamento social e etiquetas de higiene.
Principalmente devido a variante Ômicron, que mesmo sem casos confirmados em Mato Grosso do Sul, já está em circulação no País.
Os dados referentes a novos casos, mortes e internações por Covid-19 não são atualizados desde o ataque hacker aos sistemas do Ministério da Saúde.
De acordo com o governo do Estado, devido ao sistema fora do ar, os municípios não podem acessar a plataforma para fazer as notificações.
No último boletim, divulgado no dia 13 de dezembro, o Estado registrava 379.502 casos confirmados e 9.704 mortes por Covid-19 desde o início da pandemia.
Fonte: Correio do Estado