Mesmo com os registros da nova variante Ômicron no Brasil e pelo mundo, às vésperas das festas de fim de ano, o Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul), publicou no Diário Oficial do Estado (DOE) desta quarta-feira (15), que vai ampliar o número de visitantes da Gruta do Lago Azul em Bonito.
Com isso, o passeio volta desempenhar as atividades com o mesmo quantitativo de antes da pandemia, quando recebia a média de 327 pessoas por dia. Durante o período de restrições, o número ficou em 210.
De acordo com a portaria, a gruta poderá receber visitas de grupos com no máximo 15 componentes, fora o guia, em intervalos de 20 minutos. O monumento pode ainda adotar outras medidas de segurança que considerar necessária.
Segundo o Secretário Municipal de Saúde de Bonito, Nivaldo Inácio, a medida não preocupa a pasta. “O passeio não vai oferecer riscos, porque é o único que exige máscara N-95 e ainda vai permanecer com as regras de biosseguranças impostas durante todo o combate à doença”, frisou.
Ao Correio do Estado, Nivaldo disse ainda que os casos estão controlados na cidade, e que mesmo com a chegada de turistas de diversas regiões do país, o passeio não vai autorizar a entrada de pessoas com sintomas gripais.
No início do mês, a prefeitura de Bonito divulgou que a cidade não terá carnaval de rua em razão da pandemia. A decisão foi tomada durante uma reunião da prefeitura com o comitê da Secretaria Municipal de Saúde.
A medida visa manter o quadro estável alcançado pela saúde nos últimos meses de enfrentamento à doença, conforme disse Nivaldo Inácio.
Fonte: Correio do Estado