Com até 70% das escolas afetadas pelo temporal de sexta-feira (15), aulas da Rede Municipal de Ensino tiveram as aulas suspensas nesta segunda-feira (18).
De acordo com a Secretaria Municipal de Educação (Semed), o calendário deve ser retomado normalmente já amanhã (19), com exceção das escolas que permanecerem com problemas na rede elétrica.
É o caso da escola Frederico Soares, onde caiu uma árvore na fiação e a energia ainda não foi restabelecida.
“Houve queda de árvores, muros, falta de energia, água e outras coisas que contribuíram também para a suspensão. Temos equipes que estão em todas as nossas regiões fazendo levantamento para identificar o que precisa ser arrumado”, relatou o superintendente de Administração da Semed, Walter Pereira.
Ele alegou que o ensino híbrido ainda não foi cogitado, mas que “tudo vai depender da continuidade das ações no dia de hoje”.
Para realizar a limpeza das unidades foram empenhadas cerca de 40 pessoas. Em parceria com a Semed, auxiliam na recuperação outros órgãos públicos, como a Secretaria Municipal De Infraestrutura E Serviços Públicos (Sisep) e Secretaria Municipal de Saúde (Sesau).
Na sexta-feira, a cidade foi encoberta por uma densa nuvem de poeira acompanhada de fortes rajadas de vento que causaram destruição, inclusive na fiação elétrica de vários pontos da cidade, problema que ainda persiste.
Até o início da noite de ontem, pelo menos 16 bairros sofriam com falta de energia e 12 também com falta de água, situação que já ultrapassa 50 horas.
Conforme informações do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o temporal deve voltar no fim de semana. A previsão do tempo para sábado (23) e domingo (24) é de chuva pesada em todo o Mato Grosso do Sul.
“Pode ser que repita a mesma quantidade da última sexta-feira, com grandes acumulados, ventos fortes e bastante descargas elétricas”, afirmou o meteorologista Mamedes Luiz Melo.
FONTE: CORREIO DO ESTADO