Os níveis do Rio Paraguai seguem em baixa quantidade, conforme o último boletim do Serviço Geológico do Brasil (CPRM). A tendência é que se mantenha assim até o fim do mês.

“Considerando que para as próximas semanas, as precipitações previstas na bacia não serão significativas, o rio Paraguai apresentará tendência ao declínio do nível d’ água na maioria das estações de monitoramento situadas em sua calha”, apontou o boletim.

Até a última sexta-feira (3), Ladário estava com 0,13 centímetros; Porto Murtinho com 140 centímetros; Miranda 153 cm; Coxim 363; Aquidauana 189 centímetros e Palmeiras 128.

No entanto, no dia 10 de setembro, a previsão do nível para Ladário é de -0,04 centímetros. Já para o dia 1° de outubro, a estimativa é de que chegue a -0,39.

Em contrapartida, a previsão para Porto Murtinho é de alta, ficando entre 128 centímetros e 0,92 centímetros, no mesmo período.

Nas estações em Bela Vista do Norte, Porto São Francisco, Ladário, Forte Coimbra e Porto Murtinho, por exemplo, o nível d’água continuou permanecendo na zona de atenção para mínimas.

Nos últimos 7 dias na bacia do rio Paraguai, estimativas de chuvas por satélite, utilizando o modelo MERGE/INPE, indicaram acumulados de 5.7 mm.

Em se tratando do bioma Pantanal também foram estimados acumulados de chuvas de 5.7 mm, para o mesmo período.

Nas estações de Bela Vista do Norte, Porto São Francisco, Ladário, Forte Coimbra e Porto Murtinho, o nível d’ água continua permanecendo na zona de atenção para mínimas (abaixo da cota de permanência de 90%).

Fonte: Correio do Estado