Ministério da Saúde envia a Mato Grosso do Sul novos lotes de vacinas contra a Covid-19 totalizando 109.750 doses, entre hoje (6) e amanhã (7).

Nesta sexta-feira, chega ao Estado 46.800 doses da Pfizer e 1.200 da Janssen, totalizando 48 mil. O voo está previsto para pousar às 17h35, no Aeroporto Internacional de Campo Grande.

No sábado (7), serão mais dois lotes com 61.750 doses da vacina da AstraZeneca. Às 00h30 desembarcam 34.250 doses, e às 07h05, chegam 27.500.

Ainda não foi definida a distribuição dos imunizantes entre os municípios. Será realizado uma reunião extraordinária da Comissão Intergestores Bipartite (CIB) entre as Secretarias Municipais de Saúde para definir a entrega.

A lista com a quantia de cada município será publicado no Diário Oficial do Estado (DOU).

Mato Grosso do Sul é o estado mais acelerado na vacinação de todo o Brasil e a Secretaria Estadual de Saúde (SES) espera que, além de chegar muito perto da finalização da primeira dose em adultos, a imunização com as duas doses alcance os 60% em agosto.

Recentemente, o Estado atingiu a marca de 80% da população adulta vacinada com ao menos uma dose dos imunizantes contra a Covid-19. Atualmente, são 34.18% da população com as duas doses da vacina.

Nesta semana, o secretário de Estado de Saúde, Geraldo Resende afirmou ao Correio do Estado que a expectativa é atingir os 90% de imunização até o fim deste mês.

“Podemos chegar até perto dos 100% se tiver remessa de vacina em patamares superiores”, afirmou.

“Nós notamos um decréscimo de 102 mil vacinas a partir da 24ª remessa e entramos em contato com o Ministério da Saúde para entender o que está acontecendo e vamos aguardar a manifestar deles, mas esperamos que essa queda seja revista para as próximas remessas”,  completou.

Isso porque o Ministério da Saúde mudou o critério de distribuição das vacinas contra a Covid-19.

A secretária Extraordinária de Enfrentamento à Covid-19, Rosana Leite explicou que o intuito é fazer uma “compensação” para equalizar o andamento da vacinação nas diferentes Unidades da Federação.

Como Mato Grosso do Sul é o estado que mais vacina, as remessas chegaram com menos doses do que vinha recebendo.

 

FONTE: CORREIO DO ESTADO