O ministro das Minas e Energia, Bento Albuquerque, visita o projeto Ilumina Pantanal, cujo objetivo é levar energia elétrica a mais de duas mil famílias no Pantanal.

O ministro estará acompanhado do diretor-presidente da Energisa/MS, Marcelo Vinhaes, e do governador Reinaldo Azambuja. O projeto será um marco histórico da universalização do acesso à energia elétrica em sete municípios, abrangendo entre pequenas, médias e grandes fazendas e comunidades ribeirinhas.

O projeto faz parte do Programa de Eletrificação Rural do Governo Federal, coordenado pelo Ministério de Minas e Energia, e conta com a participação do governo do estado.

A Energisa, empresa que executa a ação, está investindo R$ 134 milhões, recursos do Programa Luz Para Todos. O objetivo do programa é levar energia elétrica às regiões rurais e às casas que ainda não a tem.

Os beneficiados, os fazendeiros e as comunidades tradicionais, vivem em uma área de 90 mil km² nos municípios de Corumbá, Aquidauana, Coxim, Ladário, Porto Murtinho, Rio Verde e Miranda.

Serão 77 casas que receberão o modelo tradicional de transmissão de energia elétrica, e as outras 2.090 serão beneficiadas com o modelo de geração solar.

O ato oficial será realizado no Porto São Pedro, situado às margens do Rio Paraguai, ao norte de Corumbá. Após o ato, o governador, o ministro e o diretor-presidente da Energisa visitarão um morador ribeirinho beneficiado com o programa.

 

FONTE: CORREIO DO ESTADO